Quantidade de Páginas visitadas

Maquetes viram atração no Colégio Paulo Leminski



Os alunos do curso técnico em Segurança do Trabalho no Colégio Estadual Paulo Leminski, no bairro Tarumã, em Curitiba, fizeram uma exposição de maquetes sobre os assuntos estudados no bimestre. Todas as maquetes foram confeccionadas pelos próprios alunos e agora estão expostas na escola.

O professor Verginio Luiz Stangherlin disse que a elaboração das maquetes faz parte do plano de aula e a cada bimestre a turma faz tarefas práticas. As maquetes destacaram os procedimentos de segurança e o manejo correto de materiais para a manutenção de caldeiras ou tubulações industriais.

“A função da maquete é mostrar o que o aluno aprendeu na disciplina de Processo Industrial e a forma de implementação”, disse Stangherlin. As maquetes produzidas pelos alunos foram construídas com isopores e plásticos que viraram caldeiras, sinalizadores como placas e luminosos. A confecção das maquetes que foram feitas na escola levaram, três semanas.

A aluna Sandra Cristina de Almeida diz que entrou no curso, pois já pensava em trabalhar na área como técnica de segurança. “Eu trabalhava em uma construtora e por conviver naquele ambiente de risco surgiu a vontade de trabalhar como técnica. Hoje, aprendendo nas aulas, vejo que muitos acidentes acontecem por detalhes mínimos”, diz Sandra.

O Colégio Estadual Paulo Leminski contam com quatro cursos técnicos noturnos com 834 alunos. No total, Fundamental e Médio, são 2600 alunos. O diretor do colégio João Paulo Matos, disse que os cursos técnicos atendem também pessoas da região metropolitana.

As aulas sobre Segurança no Trabalho permitem aos alunos conhecerem procedimentos de segurança e manejo de equipamentos de segurança, objetos de controle de tubulações como caldeiras hospitalares, além dos procedimentos emergenciais. O campo de trabalho é em empresas que usam esses equipamentos como grandes indústrias e hospitais, por exemplo.



maquetes maquetes



maquetes maquetes



  maquetes





Fonte: SEED/PR

Secretaria de Estado da Educação do Paraná
Av. Presidente Kennedy, 2511 - Guaíra - CEP 80610-011 Curitiba-PR - Fone: (41) 3340-1500
Desenvolvido pela Celepar - Acesso Restrito