Quantidade de Páginas visitadas

O Colégio Estadual Paulo Leminski oferta cursos regulares, técnicos e CELEM.

CURSOS REGULARES

Ensino Fundamental Anos Finais (6º ao 9º ano): O curso é ofertado no período da tarde (das 13h10 às 17h40).

Ensino Médio (1º ao 3º ano): O curso é ofertado no período da manhã  e o 3º ano também é ofertado no período da noite (das 18h40 às 22h55).

CELEM

Temos o curso CELEM (Centro de Línguas Estrangeiras Modernas) de Espanhol. O curso tem duração de 3 anos e as aulas ocorrem 2 vezes por semana.

CURSOS TÉCNICOS

O Colégio Estadual Paulo Leminski oferta Cursos Técnicos gratuitos nas modalidades Integrado ao Ensino Médio e Subsequente.

Subsequente: modalidade do curso destinado para alunos que possuem o Ensino Médio completo é ofertado semestralmente, no período da noite. Com duração de 18 meses.

Integrado ao Ensino Médio: modalidade do curso destinado para alunos que possuem o Ensino Fundamental completo é ofertado anualmente. Na modalidade integrada o aluno conclui o Ensino Médio, junto com o curso técnico, com duração de 4 anos. (Se o aluno é estudante do 9º ano ou já concluiu o Ensino Fundamental e deseja continuar seus estudos, ele poderá optar em cursar o Ensino Médio regular ou um Curso Técnico Integrado. No entanto, o curso escolhido deve ser realmente um desejo do(a) aluno(a), pois o curso técnico integrado tem duração de 4 anos, com carga horária maior e grade diferenciada, sendo necessário a conclusão das 4 séries para receber certificação do Ensino Médio.)

Os cursos são presenciais, com exigência de 75% de presença para aprovação. Caso as faltas ultrapassem 25% do total das aulas, acarretará em reprovação.

O estudante irá adquirir conhecimentos para continuidade de seus estudos e a certificação para atuar profissionalmente.

As opções de curso no nosso colégio são:

- FORMAÇÃO DE DOCENTES (INTEGRADO)

- TÉCNICO EM MEIO AMBIENTE (INTEGRADO)

- TÉCNICO EM DESENVOLVIMENTO DE SISTEMA (INTEGRADO)

- TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO (INTEGRADO)

- TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO (SUBSEQUENTE)

- TÉCNICO EM LOGÍSTICA (SUBSEQUENTE)


FORMAÇÃO DE DOCENTES

Ofertado na modalidade integrado ao Ensino Médio.
Destinado a alunos que possuem o Ensino Fundamental.
A Carga horária prevista é de 4000 horas/aula.
O curso é ofertado anualmente, com duração de 03 anos, no período matutino.
Esse curso possui Prática de Formação uma vez por semana no período da tarde (com obrigatoriedade de 100% de presença, desde o 1º ano).

Perfil do Profissional

Como campo do conhecimento da Formação de Docentes é a educação, o professor atua no âmbito escolar. Quem pretende exercer esta profissão deve se interessar por processos educacionais, entendendo que estes implicam o envolvimento direto com seres humanos, o que exige criatividade, senso crítico, iniciativa, curiosidade prática e saber, gosto pela leitura e capacidade de síntese.
O curso de Formação de Docentes do Colégio Estadual Paulo Leminski busca o domínio dos pressupostos teóricos da educação e a compreensão do processo pedagógico em sua totalidade e complexidade. É desenvolvido dentro do princípio da não separação e não hierarquização teoria e prática.
O curso objetiva oferecer uma sólida formação teórica para que os futuros profissionais possam pesquisar e compreender o fenômeno educacional e seus determinantes históricos, sociais e políticos, criando condições teórico/práticas para compreensão e formulação de políticas educacionais e no desenvolvimento de ações necessárias à construção social da qualidade da educação básica.
Desta forma, o curso oferece condições para que o aluno se torne um profissional capaz de analisar e compreender os processos de mudanças que ocorrem na sociedade e suas implicações na educação, realizando intervenções críticas e criativas.

Campo de Atuação

O curso de Formação de Docentes habilita profissionais para trabalhar na Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental (1º a 5º ano). Trabalhando como educadores em creches e professores nos Centros de Educação Infantil e Escolas de Ensino Fundamental (1º ao 5º ano).

Disciplinas Específicas Ofertadas

Fundamentos Históricos da Educação
Fundamentos Filosóficos e Sociológicos da Educação
Fundamentos Psicológicos da Educação
Fundamentos Históricos e Polticos da Ed. Infantil
Concepções Norteadoras Ed. Especial
Trabalho Pedag. na Educação Infantil
Organização do Trabalho pedagógico
Literatura infantil
Metodologia Ensino de Português
Metodologia Ensino da Alfabetização
Metodologia Ensino de Matemática
Metodologia Ensino de História
Metodologia Ensino de Geografia
Metodologia Ensino de Ciências
Metodologia Ensino de Arte
Metodologia Ensino de Educação Física
Libras
Prática de Formação - Estágio Supervisionado

 

TÉCNICO EM MEIO AMBIENTE

Ofertado nas modalidade Integrada ao Ensino Médio.
Integrado ao Ensino Médio: com 3 anos de duração, sendo no período matutino . A Carga horária de 3.128 horas/aula.
Possui 128 horas de Estágio Profissional Supervisionado, sendo obrigatório, em contra turno, não remunerado e em empresas conveniadas com o colégio.

Perfil do Profissional

O Técnico em Meio Ambiente é o profissional que trabalhará com o uso dos recursos naturais, produção sustentável, urbanização planejada, reduções dos impactos ambientais, tratamento adequado e destinação dos poluentes, podendo ainda estruturar ações de educação ambiental para comunidades, além de compor coordenações para implementação de projetos e consultorias.

Campo de Atuação

Prestação de serviço e apoio técnico especializado às atividades dos Gestores e Analistas Ambientais, na execução de atividades de coleta, seleção, tratamento de dados e informações especializadas voltadas para as atividades de conservação, pesquisa, proteção e defesa ambiental. Poderá atuar em instituições públicas, privadas, consultorias, além de diversos segmentos da sociedade, especialmente a indústria (de diversos ramos), o setor público, em atividades laboratoriais, e organizações não governamentais (ong's) e também através de consultorias e empreendedorismo.

O Curso é reconhecido pelo Conselho Estadual de Educação, garantindo aos formandos a diplomação ao término do curso. O concluinte do curso poderá fazer seu registro de classe junto ao Conselho Regional de Química (Órgão no qual o colégio está credenciado).

Disciplinas Específicas Ofertadas

Análise, Controle e Química Ambiental
Educação Ambiental
Estatística Aplicada
Fundamentos do Trabalho
Geografia Ambiental
Gestão de Recursos Naturais
Gestão de Resíduos
Informática Aplicada
Legislação e Segurança Ambiental
Metodologia Científica e Comunicação
Sistema de Gestão Ambiental
Estágio Prof. Supervisionado


TÉCNICO EM DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS

Ofertado na modalidade integrada ao Ensino Médio.
Destinado a alunos que possuem o Ensino Fundamental.
A Carga horária prevista é de 3.298 horas/aula.
O curso é ofertado anualmente, com duração de 03 anos, nos períodos manhã ou tarde.

Perfil do Profissional

O profissional Técnico em Desenvolvimento de Sistemas é responsável pela análise e projeto sistemas. Elabora, documenta, realiza testes e mantém sistemas de informação. Utiliza ambientes de desenvolvimento e linguagens de programação específica. Modela, implementa e mantém bancos de dados. Realiza, ainda, a manutenção em sistemas, contribui nas decisões técnicas, proporcionando uma melhor experiência de acessibilidade, usabilidade e performance.

Campo de Atuação

O profissional Técnico em Desenvolvimento de Sistemas atua em empresas dos mais diferentes setores e segmentos, podendo também atuar como profissional autônomo a partir da identificação de uma necessidade e/ou demanda. Relaciona-se com equipes de desenvolvimento, outros profissionais de TI, bem como clientes e usuários.

Disciplinas Específicas Ofertadas:

Análise e Projeto de Sistemas
Ciências da Computação
Lógica Computacional
Banco de Dados
Programação Back-end
Programação Front-end
Programação mobile
Programação no Des. De Sistemas
Ciência de Dados
Jogos Digitais
Computação Gráfica
Infraestrutura de Redes
Segurança de Redes

TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO

 Ofertado na modalidade integrada ao Ensino Médio.
Destinado a alunos que possuem o Ensino Fundamental.
A Carga horária prevista é de 3.167 horas/aula.
O curso é ofertado anualmente, com duração de 03 anos, nos períodos manhã ou tarde.

 Perfil do Profissional

O Técnico em Administração será habilitado para executar operações administrativas de planejamento, pesquisas, análise e assessoria no que tange a gestão de pessoal, de materiais e produção, de serviços, a gestão financeira, orçamentária e mercado-lógica. Utilizar sistemas de informação e aplicar conceitos e modelos de gestão em funções administrativas, seja de direção superior, seja sob orientação. Elaborar orçamentos, fluxos de caixa e demais demonstrativos financeiros. Elaborar e expedir relatórios e documentos diversos. Auxiliar na elaboração de pareceres e laudos para tomada de decisões.

Campo de Atuação

O mercado de trabalho para um técnico em administração é bastante amplo. Ele poderá atuar em empresas públicas e privadas de diversos segmentos, comércios, indústrias, escritórios, bancos, tribunais, clínicas, hospitais, escolas, entre outros.

Disciplinas Específicas Ofertadas


 Administração financeira e orçamentária
Tecnologias e ferramentas de gestão
Introdução a economia
Liderança e gestão de pessoas
Introdução ao marketing
Negociação e vendas
Noções de direito
Teoria geral da administração
Comércio exterior
Controladoria e finanças
Logística
Recursos humanos

TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO

 

Ofertado na modalidade subsequente ao Ensino Médio.
Destinado para alunos que possuem o Ensino Médio completo.
O curso é ofertado semestralmente, com um ano e meio de duração e ofertado no turno noturno.
A Carga horária prevista é de 1500 horas/aula. Possui 200 horas de Estágio Profissional Supervisionado, sendo obrigatório, em contraturno, não remunerado , e em empresas indicadas pelo aluno ou conveniadas com o colégio.
 
O que é Segurança de Trabalho
Segurança do Trabalho é o conjunto de medidas elaboradas com objetivos de prevenir e minimizar os acidentes de trabalho e doenças ocupacionais. Essas medidas devem também prever a proteção da integridade e da capacidade física do trabalhador.
 
Perfil do Profissional
O Técnico em Segurança do Trabalho é o responsável por supervisionar a aplicação dessas medidas nas atividades de uma empresa ou indústria, para garantir condições que eliminem ou reduzam ao mínimo os riscos de acidentes de trabalho. Além de desenvolver ações educativas na área de saúde e segurança do trabalho. Orientar o uso de EPI e EPC. Coletar e organizar informações de saúde e de segurança no trabalho. Executar o PPRA. Investigar, analisar acidentes e recomendar medidas de prevenção e controle. Deve ser um profissional de visão  humanista e social, com conhecimentos científicos, tecnológicos e histórico-sociais.
 
Campo de Atuação
O técnico pode atuar em qualquer instituição onde houver trabalhadores, como: indústrias e empresas de pequeno, médio e grande porte, em fábricas, construção civil, escolas, hospitais, mineradoras, instituições públicas e privadas.
 
Disciplinas Específicas Ofertadas:
Administração em Segurança do Trabalho
Comunicação e Educação em Segurança do Trabalho
Desenho Arquitetônico em Segurança do Trabalho
Doenças Ocupacionais
Ergonomia
Fundamentos do Trabalho
Higiene do Trabalho
Informática em Segurança do Trabalho
Legislação em Segurança do Trabalho
Prevenção e Controle de Riscos e Perdas
Prevenção a Sinistros com Fogo
Primeiros Socorros
Processo Industrial e Segurança
Programas de Controle e Monitoramento
Psicologia do Trabalho
Saúde do Trabalhador
Segurança do Trabalho
Técnicas de Utilização de Equipamentos de
Medições
Estágio Profissional Supervisionado
 



TÉCNICO EM LOGÍSTICA

 

Ofertado na modalidade subsequente ao Ensino Médio.
Destinado para alunos que possuem o Ensino Médio completo.
O curso é ofertado semestralmente, com um ano de duração e ofertado no turno noturno.
A Carga horária prevista é de 800 horas/aula.
 

O que é Logística

A logística envolve todo o processo de planejamento, organização, execução e controle do fluxo de materiais, produtos e informações desde o fornecedor até o cliente final. Dentro de suas atribuições a logística é responsável pela gestão de estoques, gestão de transportes, gestão de armazenagem, gestão de embalagens, gestão de informações e gestão de compras. Ela é essencial para garantir a eficiência e eficácia das operações de uma empresa, reduzindo custos, otimizando processos, melhorando a qualidade do serviço prestado ao cliente e aumentando a competitividade no mercado.

 

Perfil do Profissional

O Técnico em Logística domina conteúdos e processos relevantes do conhecimento científico, tecnológico, social e cultural utilizando suas diferentes linguagens, o que lhe confere autonomia intelectual e moral para acompanhar as mudanças, de forma a intervir no mundo do trabalho, orientado por valores éticos que dão suporte a convivência democrática. Realiza procedimentos de transportes, armazenamento e distribuição das cadeias de suprimentos. Agenda programa de manutenção de máquinas e equipamentos. Supervisiona processos de compras, recebimento, movimentação, expedição e distribuição de materiais e produtos. Presta serviços de atendimento aos clientes.

 

Campo de Atuação

Possibilita trabalhar como auxiliar administrativo, auxiliar de créditos e cobranças, auxiliar de faturamento, comprador, operador de supermercados, representante comercial, vendedor, promotor de vendas até operador de caixa, possibilitando atender o setor produtivo da região.

 

Disciplinas Específicas Ofertadas:

ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS
APLICAÇÕES OPERACIONAIS DA LOGÍSTICA
CONTROLE DE PRODUÇÃO E CUSTOS
DIREITO E LEGISLAÇÃO
ELABORAÇÃO E ANÁLISE DE PROJETOS
ESPANHOL TÉCNICO
FUNDAMENTOS DO TRABALHO
INGLÊS TÉCNICO
INTRODUÇÃO À LOGÍSTICA
MATEMÁTICA FINANCEIRA E NOÇÕES DE ESTATÍSTICA
PRÁTICA DISCURSIVA E LINGUAGENS
PROCESSO, QUALIDADE E SISTEMAS
SEGURANÇA E SAÚDE OCUPACIONAL
TRANSPORTE E DISTRIBUIÇÃO






....
....
....
....

Secretaria de Estado da Educação do Paraná
Av. Presidente Kennedy, 2511 - Guaíra - CEP 80610-011 Curitiba-PR - Fone: (41) 3340-1500
Desenvolvido pela Celepar - Acesso Restrito