Obras de Leminski circularão pelas escolas estaduais

Data 17/3/2014 10:10:00 | Assunto: Assunto

A Caravana da Poesia entra em sua terceira edição consecutiva, agora com obras do poeta e escritor paranaense Paulo Leminski. Nesta sexta-feira (14), aconteceu o pré-lançamento da Caravana da Poesia na sede da Secretaria de Estado da Educação, com a participação das filhas do poeta, Áurea e Estrela Leminski.

A Caravana da Poesia entra em sua terceira edição consecutiva, agora com obras do poeta e escritor paranaense Paulo Leminski. Nesta sexta-feira (14), aconteceu o pré-lançamento da Caravana da Poesia na sede da Secretaria de Estado da Educação, com a participação das filhas do poeta, Áurea e Estrela Leminski.



Em abril próximo a Caravana começará a circular pelas escolas estaduais do Paraná até junho com oficinas de arte, literatura, música e muitas apresentações. “O nosso objetivo é que os nossos alunos tenham uma educação cada vez melhor levando até as escolas iniciativas como a da Caravana da Poesia com obras de artistas paranaenses consagrados valorizando a nossa cultura”, destaca o secretário de estado da Educação e vice-governador, Flávio Arns.



Arns destacou ainda a participação de alunos, professores, funcionários e comunidade escolar nas edições anteriores da Caravana. “A Caravana da Poesia é um sucesso entre a comunidade escolar, que se envolve com a literatura e cultura em geral”, lembra.



Entre os 10 caravaneiros responsáveis pelas atividades está a filha do poeta, a compositora Estrela Leminski, que além de oficinas fará também apresentações musicais. “Sempre sonhamos com a possibilidade de levar as obras de Leminski aos jovens para que eles tivessem contato com os trabalhos dele e que isso fosse desenvolvido pelos professores em sala de aula”, diz Estrela.



Para Áurea, a Caravana da Poesia com a vida e obra do poeta vai despertar nos alunos e na comunidade escolar um resgate da cultura paranaense. “Ele é um poeta contemporâneo e é importante nós inserirmos os nossos alunos nesse universo tão amplo que são as obras de Leminski. É a oportunidade de conhecerem artistas diferenciados e também um resgate cultural curitibano e paranaense”, lembra.



Com uma linguagem contemporânea, Leminski foi além da literatura e se destacou como compositor com músicas que fazem parte do repertório nacional como “Verdura”, “Promessas demais, “Dor elegante”, entre outras. “Isso permite que nós possamos levar isso para dentro das salas de aula permitindo várias linguagens diferentes permitindo que eles trabalhem a cultura paranaense de uma forma mais ampla”, explica o coordenador de Pesquisas Educacionais, Rene Wagner Ramos.



A Caravana da Poesia passará por 16 cidades-polos, reunindo professores e outros profissionais das escolas em cada um dos Núcleos Regionais de Educação, até chegar aos 32 Núcleos. Todos os trabalhos serão pautados na obra de Leminski.



Para reforçar as atividades, a Secretaria de Estado da Educação vai distribuir durante a Caravana 10 mil livretos de bolso com poemas de Paulo Leminski e 5 mil CDs com 10 músicas e 15 poemas declamados pelo ator Carlos Daistchann.



A Caravana da Poesia começou a circular pelas escolas do estado em 2012, e a paranaense Helena Kolody foi a poeta escolhida para ser homenageada por ocasião do centenário de seu nascimento. No ano passado foi a vez de Vinícius de Moraes, e agora a Caravana retorna com um paranaense na bagagem, Paulo Leminski.











Está notícia foi publicada no C. E. PAULO LEMINSKI - ENSINO FUNDAMENTAL, MÉDIO, NORMAL E PROFISSIONAL
http://www.ctapauloleminski.seed.pr.gov.br

Endereço desta notícia:
http://www.ctapauloleminski.seed.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=16